Categorias

Carro seminovo e usado tem garantia? Descubra seus direitos na compra!
20 jun

Carro seminovo e usado tem garantia? Descubra seus direitos na compra!

Comprar um carro é assunto sério, primeiramente por se tratar de um alto investimento financeiro e também por questões de segurança. Afinal, o veículo precisa estar em boas condições para circular pelas ruas, garantindo segurança para quem está a bordo e para terceiros.

Existem diversos outros fatores que demandam atenção na hora de fazer uma boa compra. Um deles, que preocupa os motoristas, é a garantia, principalmente quando se trata de carros seminovos e usados. Afinal, a compra de um veículo que não é novo garante esse direito?

Como funciona a garantia de carros?

A garantia é uma forma de proteção dada ao consumidor sobre o produto adquirido e uma maneira de demonstrar segurança do fabricante e/ou do vendedor sobre a mercadoria que está sendo comercializada. 

Primeiro é preciso entender que o Código de Defesa do Consumidor determina um prazo de garantia de 90 dias para bens duráveis, como carros, por exemplo. O prazo começa a contar a partir da data da compra ou recebimento do produto adquirido. Esta é a chamada Garantia Legal que oferece cobertura integral do veículo, incluindo motor, câmbio e sistemas elétricos.

Além disso, as montadoras de automóveis também oferecem em seus carros 0 km um tempo de garantia, que é uma Garantia Contratual. O período de garantia, da maioria dos fabricantes, geralmente é de 3 anos. Mas algumas marcas oferecem sobre seus produtos 5 anos de cobertura, como é o caso da Hyundai, Caoa Chery e Kia.  

Os dois tipos de garantia, a Legal e a Contratual, se juntam. Então, além do período oferecido pela fábrica, você ainda tem os três meses de garantia da loja estipulados pela lei. 

Contudo, é preciso ficar bem atento à salvaguarda oferecida no contrato, pois se você acha que a garantia oferece total cobertura de danos no veículo, se enganou. As garantias de fábrica dos automóveis cobrem apenas alguns pontos.

Normalmente, a cobertura engloba peças mais caras como suspensão, itens mecânicos e acessórios originais. Porém, partes como pneus e filtros, que se desgastam naturalmente com o tempo, não são cobertos. Essas peças que sofrem desgaste do tempo também não estão incluídas na cobertura das lojas.

Garantia para carros seminovos e usados

Chegou a hora de responder a pergunta base deste artigo: carro seminovo e usado tem garantia? Dependendo do caso, sim. Vamos explicar melhor como funciona.

1. Compra na loja

Se você optar por adquirir seu usado ou seminovo em uma loja ou concessionária você terá, sim, direito à Garantia Legal de 90 dias. Além disso, você ainda pode obter uma garantia contratual da concessionária em questão, que se somará à outra.

2. Compra com pessoa física

Se a compra for realizada com uma pessoa física, você não tem direito à garantia prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesse caso, se houver algum problema, você precisa recorrer ao Código Civil para abrir uma ação judicial contra o antigo proprietário.

3. Garantia do Fabricante

E quanto à Garantia do Fabricante? Ao optar pela compra de um veículo seminovo ainda é possível desfrutar da garantia da montadora. Ou seja, se você comprar um carro seminovo com dois anos de uso, cuja marca dá três anos de garantia no total, você ainda terá um ano para usufruir do benefício. Essa é uma das vantagens de se adquirir um automóvel seminovo. No entanto, é preciso saber se o proprietário anterior do veículo seguiu as regras para manter o benefício.

Algumas marcas também oferecem o serviço de extensão da garantia dos veículos novos. Existem ainda programas que ampliam o tempo de cobertura dos seminovos e usados.

O que faz o carro perder a garantia? 

Não é só porque o veículo está coberto por uma proteção que se pode descuidar dele, pelo contrário. Sabia que determinadas ações não são englobadas na garantia? No manual do veículo você pode encontrar listados todos os casos em que a cobertura da salvaguarda entra em ação. 

Um fator a se ter atenção é que existem alguns casos em que fica constatado defeito de fabricação em que é possível pedir por reparos no veículo mesmo após o vencimento da garantia.

Aqui separamos alguns casos em que a garantia contratual pode ser perdida, confira.

1. Revisões fora do prazo

No manual do veículo existem datas de revisões pré-agendadas e que devem ser cumpridas. Deixar de fazer as revisões na concessionária acarreta na perda do direito à garantia.

2. Manutenções fora da autorizada

Às vezes você precisa fazer algum reparo no carro e acaba optando por um mecânico de confiança de fora da concessionária por ser um serviço mais em conta, contudo, isso pode implicar na perda da garantia. 

3. Acessórios não homologados

Para incrementar o carro muitas pessoas acabam por optar pela instalação de acessórios adicionais. O problema é que se não forem homologados, ou seja, legitimados pela marca, eles não são cobertos pela garantia.

Comprando carros seminovos e usados

Muitas pessoas têm receio de adquirir um carro que não seja 0 km, por pensarem que desta forma perderão vantagens que obtém com a compra de um carro novo, como a garantia.

Além disso, outros detalhes como as condições de uso e o histórico do carro também geram um pé atrás nos consumidores. Porém, comprando em uma loja séria e de confiança não há com o que se preocupar. Veja a seguir algumas vantagens que você obtém comprando em uma loja de veículos:

1. Garantia

A primeira vantagem não poderia deixar de ser a garantia. Como você viu, ao comprar um carro usado ou seminovo em uma concessionária você tem direito a Garantia Legal sobre o bem que está adquirindo. Além disso, pode encontrar um automóvel que ainda está dentro da Garantia de Fábrica. 

2. Segurança

Comprando em uma concessionária você conta com a segurança de fazer um negócio com uma loja física, que você pode ter fácil acesso, comunicação e auxílio no processo.

3. Levar mais por menos

Outra grande vantagem de adquirir um carro seminovo em uma concessionária são os preços atrativos, que muitas vezes permitem levar um veículo mais completo pagando um valor mais baixo do que por um novo. 

Todos os carros vendidos na Catedral Veículos passam por revisões e avaliações para garantir que estão em boas condições e aptos a serem vendidos, para assegurar a melhor qualidade de compra aos nossos clientes.

Curtiu esse texto e quer encontrar o seu carro ideal? Confira nosso estoque de carros seminovos e escolha o que mais combina com você. 

VOLTAR AO INÍCIO