Categorias

Vale a pena comprar carro com mais de um dono?
20 jul

Vale a pena comprar carro com mais de um dono?

A compra de um carro é um momento importante que deve ser bem pensado e que requer cuidado. Os seminovos são uma ótima opção de compra por possuírem preços mais atrativos, mais acessórios e ainda possuírem outras vantagens de veículos 0 km, como seguro e garantia.

Os automóveis seminovos são aqueles que só tiveram um dono, possuem no máximo três anos de uso e 20 mil quilômetros rodados. Ou seja, são carros mais novos, muitas vezes ainda na garantia, com peças originais e no geral melhor conservados, por conta do tempo de uso. 

Já os carros da categoria usados tiveram mais de um dono, mais de três anos de uso e mais de 20 mil quilômetros rodados e por conta desses fatores nem sempre estão tão bem conservados como um seminovo. 

Tais aspectos levam ao questionamento: vale a pena comprar carro com mais de um dono? Nesse texto você poderá saber mais sobre o universo dos carros usados e descobrir a resposta para essa pergunta. Acompanhe a leitura!

Comprar um carro usado é mau negócio?

Na hora de comprar um carro muitas pessoas acabam optando por um veículo novo, pelo fato deste ser 0 km, saindo direto da montadora, com acessórios novos, sem amassados, arranhões e nenhum outro defeito que carros rodados podem apresentar.

Outra opção bem popular são os seminovos, pelas vantagens listadas acima, sendo a principal delas o fato de ser possível encontrar veículos em bom estado de conservação, completos e com um preço abaixo de um novo. Alguns até com garantia de fábrica.

Assim, nessa disputa pelo coração dos motoristas, os usados acabam perdendo espaço. Isso ocorre, pois esses são veículos que já passaram pelas mãos de mais de uma pessoa e que possuem um tempo de uso maior, o que causa desgaste das peças. Automóveis desse tipo também costumam já ter rodado por longas estradas e percorrido muitos quilômetros durante todo o tempo em que estão em uso. 

O fator quilometragem é algo que muitas pessoas levam em conta na hora de comprar um carro ou até mesmo vender seu artigo. Na hora da compra, muito se fala do carro depois dos 100 mil quilômetros, estes são ou não são bons negócios?

É verdade que há um desgaste natural de algumas partes do veículo conforme ele acumula mais quilometragem rodada, isso é normal. Também há o desgaste de peças conforme o passar do tempo, como as partes feitas de borracha. Porém, a quilometragem não deve ser um fator determinante se um automóvel vale a pena ou não. 

Descubra qual a quilometragem ideal para comprar um carro usado?

Veículo com mais de um dono

Muitos carros podem apresentar mais de 100 mil quilômetros e estarem funcionando perfeitamente, da mesma forma que um veículo com 10 mil quilômetros pode não estar em condições de uso tão boas. O fator determinante é o cuidado do dono com o automóvel. 

Um motorista zeloso, que dirige de forma cuidadosa e consciente, faz as manutenções e vistorias no tempo correto e preza por manter seu carro funcionando sempre bem, vai conservar seu automóvel em um bom estado por muito mais tempo. Já um condutor imprudente e que não faz manutenção regular no veículo, não conseguirá um pleno funcionamento por tanto tempo.

Carros usados geralmente já tiveram mais de um dono e é aí que está o perigo. Será que todos os proprietários cuidaram bem do carro? 

Ao avaliar o automóvel você deve verificar seu estado de conservação para poder chegar a uma conclusão antes de fechar o negócio. Comprar um carro com mais de um dono vale sim a pena, se estes foram responsáveis e cuidaram bem do veículo, que se encontra em pleno funcionamento. 

Conheça os SUVs mais econômicos da categoria.

Carro com 10 anos de uso

Ao optar pela compra de um carro mais velho você certamente obterá como principal vantagem o preço baixo, mas é preciso ficar atento ao custo benefício que se está procurando. Embora sejam mais baratos, veículos mais velhos tendem a apresentar bem mais problemas do que um novo.

Conheça algumas características que valorizam um veículo.

Um carro com mais de 10 anos de uso apresenta um motor mais desgastado, que pode levar, por exemplo, a perda de potência, sendo necessário fazer a retífica da peça. Outro ponto a se atentar é que um automóvel com todo esse tempo de uso com certeza já sofreu algum sinistro como uma batida de grande monta, que atingiu alguma parte fundamental do carro, ou até mesmo enchentes, que afetam a parte elétrica do veículo.

Outros sistemas como freio ABS e câmbio automático podem apresentar falhas, por isso é preciso ficar atento. Aqui vale a mesma premissa de que o cuidado dos donos anteriores é importante, mas que o fator tempo pode também influenciar no funcionamento do automóvel.

Quais cuidados devo ter ao comprar um carro mais antigo?

Existem algumas formas de se prevenir para não cair em golpes e fechar negócios que se tornarão uma dor de cabeça e trarão prejuízos. Na hora de comprar seu carro usado é preciso avaliar bem alguns pontos

1. Avalie o histórico do veículo

O primeiro passo a ser dado na hora de comprar um carro usado é verificar seu histórico. Confira todos os dados do veículo como ano de fabricação, marca, modelo e os dados referentes aos cuidados. Peça o manual do veículo, no qual são registrados as revisões feitas na concessionária, e é claro, elas devem estar todas preenchidas, isso é um sinal de que o carro foi bem cuidado.

Converse com o último dono do carro e procure conseguir com ele todas as informações sobre o veículo, tudo que o veículo já passou com ele e com os proprietários anteriores também. Busque saber por quais sinistros o automóvel já passou e quais são seus problemas e falhas.

2. Confira a quilometragem 

Embora, como visto, esse não seja o indicativo principal para saber se a compra de um carro usado é válida ou não, é sim importante olhar a quilometragem do veículo. Isso porque ela é um indicativo das condições do automóvel, já que gera desgaste de peças. 

Algumas pessoas podem adulterar o hodômetro, baixando a quilometragem do carro, o que muitas vezes não condiz com a situação apresentada pelo restante do veículo, além de ser uma fraude.

3. Fique atento a documentação

Outro fator importante de ser checado é a documentação do veículo junto ao Detran. Confira se todos os dados batem e se não há multas e outros impostos do automóvel em atraso. Procure saber também se não há processos envolvendo o veículo. 

4. Vistorie o automóvel

Para garantir uma boa compra de veículo é crucial vistoria-lo. Confira todos os elementos do carro, tanto por fora quanto por dentro. Verifique se as informações presentes na documentação, como o manual, estão condizentes com a situação do veículo, assim como a quilometragem.

É nesse momento que você poderá ter mais certeza se vale a pena ou não a compra do automóvel que passou pelas mãos de mais de um proprietário ao longo dos anos, por meio da avaliação de seu estado de conservação. 

5. Faça um test drive

Não deixe de fazer um test drive para saber como o carro está funcionando de fato. Fique atento a ruídos estranhos no motor, funcionamento dos pedais e do câmbio. Use essa oportunidade para conferir mais uma vez se as informações que você tem estão condizentes com a realidade. 

6. Compre em um lugar de confiança 

Uma parte crucial na compra de um carro antigo, que teve mais de um dono, é comprá-lo no lugar certo. Se for realizar esse tipo de negócio, busque por uma concessionária com experiência de mercado e que seja confiável, onde você sabe que os veículos passaram por um processo rigoroso antes de serem aceitos. 

A Catedral Veículos é uma dessas lojas sérias e de confiança, onde você pode achar o carro certo. Entre em contato e obtenha mais informações sobre nossos serviços. Visite o nosso estoque e conheça os modelos de carros usados.

VOLTAR AO INÍCIO