Categorias

Não caia no golpe: como garantir a segurança na compra de seminovo
20 jul

Não caia no golpe: como garantir a segurança na compra de seminovo

Para realizar o sonho de comprar um carro, muita gente acaba optando por adquirir um veículo usado ou seminovo, por conta dos benefícios que essas modalidades possuem. Automóveis desse tipo tem vantagens que os novos também tem como seguro e garantia e preços mais baixos. 

O valor é um dos principais atrativos dos veículos seminovos que são mais baratos do que os 0 km, por serem de segunda mão, e permitem boas compras de carros, com uma série de acessórios, com um preço mais em conta.

Contudo, é preciso ficar atento na hora de comprar seu seminovo. Como esse é um mercado amplo e que atrai muitas pessoas, acaba também sendo cenário propício para a aplicação de golpes. Por isso, na hora de comprar seu seminovo todo cuidado é pouco. 

Separamos alguns dos principais golpes que são aplicados na venda dos carros e algumas dicas de como evitá-los. Acompanhe a leitura e descubra como garantir a segurança na compra de um seminovo.  

7 golpes comuns na compra de seminovos

Infelizmente, muitas pessoas agem de má fé e se aproveitam de outras interessadas em comprar um veículo. Conheça algumas formas de golpe para ficar atento. 

1. Golpe do sinal

Nesse tipo de golpe a pessoa cobra que seja feito o pagamento de um sinal com a justificativa de que há outros interessados no carro e o sinal fará com que ele seja seu, isso antes mesmo de mostrar pessoalmente o veículo. Muitas vezes se utiliza contas de laranjas para que seja feito o depósito, tornando mais difícil rastrear o dinheiro. 

2. Golpe do carro prisioneiro

Nessa modalidade o golpista afirma ter acesso a veículos apreendidos e que irão a leilão. Eles podem conseguir levar o cliente para ver o veículo ou mostrar uma documentação falsa e pedir pelo depósito de dinheiro para concluir o negócio. Assim que o pagamento é feito a pessoa some e a vítima fica sem dinheiro e sem carro. 

3. Golpe do carro direto da fábrica

Os golpistas fingem ser funcionários de uma montadora ou ter nesta algum amigo ou parente que consegue comprar um carro com um ótimo desconto. Esse golpe geralmente possui um teatro bem estruturado para fazer a vítima acreditar. O golpista diz que o pagamento parcial ou total da compra do automóvel tem que ser feito da conta do suposto operário para a da empresa, para assim o desconto ser válido. Depois que recebe o dinheiro em sua conta bancária o golpista some. 

4. Golpe do carro fantasma

Neste golpe veículos são anunciados os preços e condições de compra muito favoráveis. Quando o interessado entra em contato, o golpista diz que o automóvel se encontra em outro estado. Ele pode mandar fotos e vídeos ou dizer para a vítima que ele pode ir ver o carro pessoalmente ou buscá-lo. Mas no meio da história surge uma outra pessoa supostamente interessada. Para garantir a compra é necessário fazer o pagamento de um entrada e a narrativa se repete como nos outros golpes. 

5. Golpe do consórcio contemplado 

Os golpistas vendem cotas de consórcio premiado ou sorteado, sempre por um valor atrativo, e geralmente dizem à vítima que o dono da cota não tem mais interesse ou que passou a vez. Para obtê-la é necessário pagar o preço de uma taxa de transferência de titularidade e uma comissão. Feito o pagamento o golpista some. 

6. Golpe da fachada falsa

Nesse modelo de golpe, o farsante pega um anúncio de uma loja e modifica o telefone do estabelecimento para um de seu uso. Assim, o interessado fica em contato com o bandido achando que está falando com a loja. Outra forma é a criação de anúncios falsos envolvendo o nome de concessionárias. 

7. Golpe do carro consignado

No golpe do carro consignado os golpistas abordam primeiro alguém que está vendendo seu veículo e convencem essa pessoa a deixar o carro em sua loja para que possa ser vendido de forma mais rápida e com um preço melhor. Estando com o automóvel o golpista usa documentos falsos do veículo, o vende, não repassa o carro ao comprador e mente para o dono, entre outras ações. 

Conheça 10 características que valorizam o veículo.

 

Dicas para evitar cair em esquemas fraudulentos

Agora que você já sabe quais são alguns dos golpes mais aplicados é hora de descobrir algumas dicas de como garantir mais segurança na compra de um seminovo. 

1. Desconfie de preços muito abaixo da Tabela FIPE

Um dos primeiros indícios de que há um golpe por trás de um anúncio de venda de seminovo é o preço muito abaixo do valor normalmente encontrado no mercado. Por isso, sempre verifique o preço médio de venda dos veículos na tabela FIPE ou da KBB. Investidas persistentes ou muito “agressivas” do vendedor também são motivo para desconfiança. 

2. Verifique a documentação do veículo

O segundo passo é verificar a documentação do veículo. Peça para ver os documentos do carro como CRV e verifique se os dados condizem, ou seja, se o nome do vendedor e os dados do veículo estão corretos. Confira também se não há multas, impostos ou outras dívidas em aberto. Outras informações a serem chegadas são as do vendedor, é muito importante saber com quem você está negociando. 

3. Avalie o veículo pessoalmente

Antes de fechar negócio na compra de um automóvel é fundamental avaliá-lo pessoalmente. Não confie apenas nas fotos e vídeos que o vendedor te envia, pois eles podem ser falsos. Marque com o vendedor, em um local público, para ver o carro e de preferência leve seu mecânico de segurança para ajudar na avaliação.  

4. Não antecipe pagamentos

Como você viu, uma das principais partes dos golpes é pedir pelo pagamento antecipado de um sinal ou do valor integral do automóvel. Não faça isso! Execute o pagamento do seu seminovo apenas depois de avaliar pessoalmente o carro, verificar a documentação e assinar o contrato de compra e venda. 

5. Evite negociar com intermediários

Na hora de negociar a compra do seu seminovo faça isso apenas com o proprietário do carro, ou seja, a pessoa cujo nome está registrado nos documentos do veículo. Na hora do pagamento também fique atento! Não transfira o dinheiro para a conta de terceiros, que não são os donos dos automóveis. 

6. Exija o preenchimento do DUT

DUT é a sigla de Documento Único de Transferência que precisa ser preenchido quando há troca de titularidade de um automóvel. Este documento é essencial e também funciona com um comprovante da transferência do veículo. Se você ficou em dúvida sobre o que é o DUT saiba que é uma outra forma de chamar o CRV (Certificado de Registro Veicular). 

7. Confira informações do carro no Renavam

Mais uma forma de se proteger dos golpes é pedindo o número do Renavam do veículo ao vendedor e usando também a placa para averiguar informações sobre o carro e consultar seu histórico. 

8. Fique atento com quem você está negociando

Outro ponto de atenção é em relação ao vendedor. Como visto, os golpistas modificam anúncios de lojas ou criam anúncios inexistentes usando o nome de alguma concessionária para aplicar golpes. Por esse motivo fique atento às suas conversas e busque ir até a loja, quando for o caso, para verificar as informações que possui. 

9. Realize a compra com lojas confiáveis

Por fim, uma forma de garantir a segurança na hora de comprar um seminovo é realizá-la em uma loja confiável. A aquisição do veículo em uma concessionária além da praticidade, garante mais segurança, uma vez que você estará negociando com uma loja física e que segue os parâmetros para conferir bons negócios a seus clientes. 

Agora que você já sabe como evitar cair em golpes na compra de seminovos, descubra qual é o momento ideal para trocar de carro.

 

VOLTAR AO INÍCIO